O protagonismo do aplicativo WhatsApp no cotidiano

Nos últimos anos, o celular faz parte do nosso cotidiano cada vez mais. Entretanto, apesar de muitas vezes esse fato ser visto como algo negativo, proporciona inúmeras facilidades para a sociedade. Absolutamente tudo pode ser feito pelo aparelho e, nesse sentido, o WhatsApp domina o cenário, ganhando mais espaço e funções. O app definitivamente virou algo indispensável na nossa vida pessoal e profissional. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Mobile Time, ele está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Desses, 95% afirmaram abri-lo todos os dias.

Segundo a Ding, o app lidera a lista de downloads no país com 85%, seguido por Instagram (76%), Facebook Messenger (65%) e Netflix (60%). O alto nível de confiança nas plataformas de rede chega a 80%, ocupando a 4ª posição mundial. Mesmo com certo atraso em relação às nações mais desenvolvidas, a população está mergulhando nesse universo. É inegável: o Brasil caminha rumo à digitalização. A pandemia foi um fator fundamental para acelerar o processo, seja para manter contato com amigos e familiares ou para a parte empresarial e acadêmica.

Há cerca de uma década, o aplicativo surgiu como uma espécie de bate-papo, revolucionando o mercado por ser muito mais prático na comparação com a troca de mensagens por SMS. Assim, rapidamente conquistou o público, carente pela falta do MSN em seus telefones. Hoje, oferece diversas funcionalidades e serviços dentro da ferramenta e, assim, o usuário não precisa sair do sistema para realizar algumas tarefas rotineiras. Atualmente, é possível efetuar pagamentos, solicitar entregas, pedir um transporte ou delivery, realizar chamadas, enviar arquivos, e documentos.

No sentido profissional, é um grande aliado para as empresas e elas passaram a utilizar dessas vantagens. De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos brasileiros utilizam o app para se comunicar com as marcas. As principais finalidades são: a busca por informações (82% dos entrevistados), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%). Em outro levantamento, feito pela Loja Integrada, 75% de pequenos e médios empresários precisam do aplicativo como canal direto de vendas com seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *