Conheça os principais sinais do surgimento de tumores no nariz

A existência de tumores na cavidade nasal costuma gerar um ou mais dos seguintes sintomas: entupimento nasal de um dos lados em especial, sangramento no nariz, mau cheiro e secreção nasal persistente, perda do olfato e dor na face. Esses sintomas demonstram a necessidade de uma avaliação minuciosa do otorrinolaringologista, que pode realizar um exame no consultório chamado vídeo endoscopia nasal diagnóstica.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o diagnóstico de tumores na cavidade nasal não é frequente na rotina dos especialistas, mas, também, não é incomum. As chamadas tumorações intranasais podem surgir diante do crescimento anormal de algum tecido próprio da cavidade nasal ou do rinofaringe (porção posterior entre o nariz e a garganta).

Os tumores podem ser classificados de duas formas: malignos, que nesse caso indicam câncer; e benignos (não cancerígeno), como os pólipos. “Os tumores podem aparecer em um e, eventualmente, até dos dois lados do nariz. É muito importante que toda pessoa, que tenha obstrução ou dificuldade para respirar pelo nariz cronicamente, consulte um otorrinolaringologista que exigirá exames específicos”, esclarece Roithmann.

Os sintomas que podem alertar a existência de tumorações não são específicos ou exclusivos dessa condição. O diagnóstico de um tumor intranasal é feito utilizando a endoscopia nasal, que introduz uma fibra ótica conectada a uma câmera para analisar a estrutura da cavidade interna, o exame de biópsia para saber o tipo de tumor e, em alguns casos, ressonância magnética ou tomografia computadorizada como recursos complementares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *