Futura engenharia aeroespacial, itabirana de 14 anos é selecionada entre 1200 estudantes

Ana Beatriz Maciel Santana

A jovem itabirana, de 14 anos, Ana Beatriz Maciel Santana foi uma das contempladas pelo Prêmio de Sócios Mirins da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), que congrega graduados do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Um dos objetivos da AEITA é fomentar o engrandecimento dos estudos, sobretudo, ligados da tecnologia aeroespacial, e a promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação. A aluna da Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira foi classificada depois de participar do processo realizado em duas fases.

Ana Beatriz concorreu ao Prêmio de Sócios Mirins, projeto que selecionou 10 jovens que se destacaram em áreas relacionadas à Ciência, Engenharia e Inventividade, em especial, temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico. A itabirana passou a integrar um seleto clube de jovens talentos brasileiros, com o benefício de conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro em São José dos Campos (SP). A viagem científico-cultural ocorreu entre os dias nove e 12 de outubro, apresentando aos selecionados um Brasil relacionado à tecnologia usada na construção de aviões e satélites.

Os dez estudantes premiados

Na primeira, cerca de 1200 crianças e adolescentes se candidataram a uma entrevista remota. Nessa fase, 30 candidatos conseguiram passar para a etapa semifinal. Em seguida, foram 10 crianças premiadas, com Ana Beatriz, entre elas, a única do Estado de Minas Gerais. Além do ITA, os estudantes visitaram empresas e instituições do segmento, como: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico (SIATT), e Embraer, que fabrica aviões e peças aeroespaciais.

Ana Beatriz decidiu se tornar engenharia aeroespacial

“Pude aprender bastante e me interessar ainda mais com a carreira da engenharia aeroespacial. Agora, estou fazendo palestras e entrevistas para compartilhar o que vivi, e incentivar as crianças e escolas de Itabira a participarem de eventos, como: Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), entre outras; e a participar da edição de 2023 do Prêmio Sócios de Mirins”, disse Ana Beatriz Maciel Santana.

2 Comments

  1. Rita de Cássia Bersan Lage Reply

    Parabéns a Ana Beatriz, muito orgulho de minha conterrânea. Isso que sempre digo quem faz a escola é o aluno. Quando quer seja em escola estadual, Municipal, particular ele alcança seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *