Dênio Lopes Rosa se desligou do cargo de diretor de arbitragem da Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA), alegando falta de alinhamento com a gestão da entidade. A organizadora oficial do futebol em Itabira publicou nota apontando que a cobrança em demasia sobre a segurança nos campos, seria o motivo que levou o ex-dirigente a entregar a função. A justificativa foi a confusão entre o atleta Valdelon do Santa Maria, e o árbitro Ronaldo Fernandes, ao final da partida contra o Ivipa. Nesta ocasião, Dênio Lopes atuou como auxiliar, ao substituir o escalado inicialmente, que não teve condições de comparecer no local. O ex-coordenador de arbitragem viu o momento tenso “in loco“.

Árbitro da LIFA, Ronaldo Fernandes
Ao tomar conhecimento do pronunciamento oficial da LIFA, Dênio mencionou direito de resposta ao conteúdo da publicação. “A agressão sofrida pelo árbitro Ronaldo ocorreu quando a equipe ainda estava no campo de jogo. A invasão foi no final da partida, e não um caso isolado. Estive presente e coordenando a arbitragem na Copa Estrada Real, nunca tivemos problemas de segurança dos árbitros, assim também em Bom Jesus do Amparo por nove anos, e em outras cidades da região como Ferros, Dores de Guanhães e Carmésia, além da Copa Amepi. Para o presidente da Liga, a segurança não é prioridade e sim fazer o evento acontecer”, disse em entrevista à rádio Itabira.

Dênio Lopes
O ex-coordenador de arbitragem da LIFA acredita que as partidas deviam ser agendadas para praças com mais segurança. “Vejo que tem tantos locais em Itabira, que são organizados com alambrado e tela, e nem isso inibe atos de vandalismo, mas com certeza, o ideal seria nas semifinais, campos fechados e tendo o recinto com mais segurança para as pessoas envolvidas. Isso seria a solução do problema, e ajudaria as autoridades a agir, se necessário, no momento certo. O adiamento da rodada se deu pelo fato da LIFA não atender esse pedido. A insegurança do árbitro é grande mesmo em campos fechados”, concluiu Dênio Lopes.

Crédito: Silvio Andrade
A LIFA pediu apoio da Polícia Militar e obteve como resposta que agentes serão mobilizados nas duas partidas semifinais, domingo (4), às 10h: São Lourenço e Bela Vista no bairro Clóvis Alvim II/Amazonas; Ivipa e Campestre, próximo ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A empresa que presta serviço de segurança particular prometeu aumentar seu efetivo. “Entramos em acordo e mantemos o que estava alinhado entre as equipes que participaram do Campeonato Amador. Fizemos contato com a Federação Mineira de Futebol (FMF), e os dois trios de arbitragem serão federados,” explicou Ricardo de Freitas, presidente da Liga Itabirana.
Deixe um comentário