Pesquisa aponta grau de satisfação na recente Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, é o momento de comprar produtos, e até serviços, com descontos expressivos. Para os varejistas não é diferente, é a oportunidade de vender mais e aproveitar o movimento estimulado pelo mercado. O sábado de Black Friday registrou mais de R $1,2 bilhão em transações, 4,3% a menos do que 2021. A quantidade de itens por compra superou 2021, com média de 2,6 produtos por pedido, sendo 3,1% maior que em 2021. Embora a quantidade de produtos vendidos ficou apenas 1,4% menor do que em 2021, com 5,8 milhões de itens.

Por muito tempo a Black Friday no Brasil ficou conhecida como “Black Fraude: tudo pela metade do dobro”. Já que muitas empresas maquiavam o preço dos produtos dias antes para então oferecer um desconto fictício e atrair a atenção dos consumidores desavisados. Em pesquisa realizada pela TRIWI, Consultoria em Marketing, nos dias 27 e 28, com pouco mais de 16 mil consumidores, aponta que, mesmo apesar da conscientização dos varejistas em oferecer descontos reais, muitos consumidores ainda desconfiam das promoções. Para apenas 67% dos entrevistados, as promoções foram reais.

A pesquisa revelou ainda que o interesse e expectativa dos consumidores era alta, 95% esperavam comprar algo na Black Friday, mas somente 82% de fato compraram. “As empresas mudaram suas atitudes em relação aos descontos falsos, mas ainda encontramos situações de preços maquiados. Consumidores hoje estão cada vez mais conscientes e pesquisam bastante antes de comprar. Tentar enganar os clientes só prejudica a relação do cliente com a marca,” explica comenta Ricardo Martins, fundador da TRIWI, empresa de tecnologia responsável pelo estudo.

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