Copa do Mundo e Black Friday rolando, festas de Natal e Réveillon se aproximando, e os brasileiros contando os dias para gastar o décimo terceiro salário. Essa parece ser a oportunidade perfeita para fazer as tão esperadas compras de final de ano. Mas toda essa empolgação pode se tornar uma grande cilada para a sua vida financeira se você não estiver com o orçamento bem planejado. A orientadora financeira Dora Ramos, afirma que cada família precisa entender o seu cenário financeiro para definir as prioridades.
De acordo com os dados apresentados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o total de famílias inadimplentes teve novo ápice em setembro deste ano, atingindo 30% dos lares brasileiros. A pesquisa mostrou ainda que 10,7% das famílias relataram que não têm condições financeiras para pagar as contas atrasadas, ou seja, continuarão inadimplentes. Diante deste cenário, é fundamental ter cuidado na hora de aproveitar os eventos festivos para não comprometer ainda mais o orçamento e as finanças, pensando no planejamento de 2023.
“Será necessário que os consumidores, especialmente aqueles que estão com dívidas acumuladas, tenham equilíbrio na hora de curtir as festas e as viagens de final de ano. Este é o momento de organizar as despesas e planejar o orçamento para começar 2023 com mais tranquilidade”, explica Dora Ramos. Ela reuniu dicas fundamentais, para conciliar o período festivo com as contas para o próximo ano, com um bom planejamento financeiro:
Antes de tudo, se planeje!
“Um bom administrador é aquele que está um passo à frente das situações, e, caso algo aconteça fora do esperado, ele estará pronto para agir. Na vida financeira não é diferente,” disse a especialista.
Utilize o 13º salário a seu favor
“Os trabalhadores contratados com carteira assinada recebem o tão esperado décimo terceiro salário. É um valor significativo que pode te ajudar se for usado com sabedoria,” aponta.
Estabeleça suas prioridades
“Com tantos eventos festivos acontecendo simultaneamente, é normal querer aproveitar tudo, mas nem sempre o seu orçamento te dará liberdade para curtir todos os eventos,” explica Dora.
As festas acabam
“É importante tomar decisões conscientes para evitar que as festividades atrapalhem sua vida financeira. Não vale a pena entrar em dívida para aproveitar as festas, o ideal é realizar pagamentos à vista e utilizar outras linhas de crédito apenas em casos de extrema necessidade,” finaliza.
Deixe um comentário