Checagem do veículo, essencial para evitar incidentes nas viagens

1467864083

Ter o hábito de realizar as revisões periódicas, indicadas pelas montadoras, ajuda na manutenção de diversos itens do veículo que costumam apresentar defeitos. Além disso, a manutenção preventiva é excelente no momento da revenda, já que veículos bem cuidados conseguem atrair possíveis compradores com mais facilidade. As checagens são divididas em três tipos: preditiva, preventiva e corretiva. O que costuma indicar o tipo de revisão a ser feita em um carro, é seu estado de conservação, mas existem alguns itens que devem, obrigatoriamente, ser verificados em todas essas manutenções.

Todo e qualquer veículo, seja ele novo, seminovo ou antigo, deve ser inspecionado regularmente por um profissional capacitado, em um estabelecimento de confiança. A revisão preditiva consiste no acompanhamento periódico do veículo através da inspeção e do monitoramento de determinados sistemas de funcionamento, o que pode se classificar como um monitoramento de rotina, já que é baseada nas reais condições em que o carro se encontra, com o intuito da redução de probabilidade de falhas, desgastes e danos nos equipamentos. Esse tipo de manutenção prevê possíveis falhas, permitindo ao proprietário, programar os reparos e ajustes no veículo antes que problemas apareçam.

Nesse tipo de revisão, geralmente é realizada a análise do óleo, que pode indicar irregularidades ou desgastes, com base na presença de elementos contaminantes. A revisão preventiva é a mais conhecida pela grande maioria dos proprietários de veículos e é, basicamente, a checagem periódica de todos os componentes do carro. Ela é essencial para garantir eficiência e confiabilidade no veículo, evitando desgastes e possíveis falhas. Significa planejar uma ação de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos, a fim de que possam funcionar da melhor maneira possível. A revisão corretiva, é a que deve ser realizada para corrigir algo com falhas.

Para saber quando o carro precisa ser levado para uma revisão, depende muito de sua utilização. A falta de manutenção preventiva nos veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito. É comum vermos veículos circulando pelas vias, com os pneus carecas, o que, em dias de chuva, pode levar à aquaplanagem, causando acidentes que poderiam ser evitados se a revisão preventiva, e a substituição necessária, tivessem sido realizadas. Além do risco de acidentes, conduzir veículo em mau estado de conservação é infração de trânsito grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *