Novo decreto obriga uso de máscaras em transporte coletivo e serviços de saúde, em Itabira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou novo decreto nesta quarta-feira (23) relacionado à pandemia. O uso de máscaras voltou a ser obrigatório nos serviços de saúde (farmácias e drogarias), nos coletivos, nas estações de embarque e desembarque de passageiros, assim como no transporte escolar, serviços de táxi e transporte por aplicativo. Esta nova determinação está diretamente ligada ao aumento de casos da covid-19, em Itabira.

O número de testes positivo disparou, e as internações também estão em alta. Na terça-feira (22), o boletim epidemiológico apontou 46 novos casos, duas internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis em enfermaria. A cidade ainda atende paciente de Barão de Cocais em leito clínico. Havia 103 pessoas em isolamento domiciliar. O novo decreto ainda traz a recomendação de que máscaras sejam usadas em locais fechados, principalmente onde há aglomeração de pessoas.

A SMS continua observando os números diariamente e novas medidas poderão ser tomadas em caso de complicação do cenário. “Insistimos na vacinação. As pessoas precisam completar os esquemas vacinais de suas faixas etárias. É o principal enfrentamento”, reafirma a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos. Indivíduos com fatores de risco, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e não vacinadas também devem usar a proteção facial.

Boletim epidemiológico de terça-feira (22)

No boletim epidemiológico mais recente, publicado dia 22 de novembro, haviam mais 46 casos confirmados nas mais recentes 24h. Nove internações em leitos de enfermaria e UTI. A situação da cobertura vacinal indica 91% da população geral com a primeira dose aplicada, 90% a segunda dose, 74% com o primeiro reforço (3ª dose), e 57% o segundo reforço (4ª dose). Entre as crianças, 79% receberam a primeira aplicação, e 60% a segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *