A Seleção Brasileira de Futebol começa sua trajetória em busca ao hexacampeonato da Copa do Mundo Fifa nesta quinta-feira (24), a partir de 16h. E para que a festa seja feita com segurança, a Cemig volta a destacar algumas recomendações importantes para que não haja acidentes com a rede elétrica. Como a Copa do Mundo é um evento que mobiliza boa parte da população, é comum que as pessoas comprem fogos de artifício para comemorar gols ou a vitória da seleção. Mas esse tipo de artefato precisa ser manuseado com toda atenção, e nunca deve ser acionado em direção à rede de energia ou de qualquer pessoa.
“Os fogos de artifício jamais poderão ser lançados contra as redes elétricas ou seus equipamentos, como transformadores ou subestações de energia. Além disso, eles podem causar queimaduras graves se disparados na direção das pessoas e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar um curto-circuito e interrupção de energia para grande parte da população. Apesar de não fazerem barulho, esses artefatos também precisam de atenção. Caso sejam manuseados perto das redes elétricas, eles podem causar acidentes da mesma forma”, orienta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.
Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia, jamais podem ser afixados nos postes, braços de iluminação pública e nunca fixados com arames metálicos, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico. Em muitas cidades mineiras, as prefeituras sancionaram leis que proíbem o manuseio, a utilização, queima e soltura de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidosos.
É preciso também máxima atenção em relação à trios elétricos e outros veículos com altura superior à normal, pois a colisão com cabos instalados nas estruturas pode causar o rompimento da fiação e até o colapso dos postes, causando acidentes graves e falta de energia. Em casos de acidente envolvendo redes elétricas, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número: 116, que funciona 24h/dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da Cemig. Além da Cemig, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
Deixe um comentário