Oncologistas ortopédicos preferem avaliação prévia, antes da biopsia

As redes estaduais de regulação de pacientes com câncer normalmente exigem a realização prévia dos exames que confirmem o diagnóstico. Este procedimento é padrão, pois os médicos da rede básica e do nível secundário estão capacitados a suspeitar e confirmar a maioria dos tumores malignos. Isto ocorre nos cânceres de mama, próstata, intestino, pulmão, entre outros. Além disso, esta prática evita que os centros de referência em tratamento do câncer fiquem lotados com pacientes com outros tipos de doenças. Nestes centros, o ideal é que os profissionais de saúde e os equipamentos sejam usados para o que fazem melhor, ou seja, tratar câncer.

“Existem vários tipos de tumores diferentes que são tratados de forma diferente e, mesmo em conjunto, são extremamente raros, correspondem a aproximadamente 2% dos tumores malignos em geral. Devido à grande variedade, é recomendável que o processo de investigação, ou estadiamento, seja realizado por profissional habilitado, no caso, o Oncologista Ortopédico. Baseado na história do paciente, no exame clínico e na radiografia, ele é capaz de diferenciar um tumor maligno de um benigno e um tumor primário de uma metástase. Eventualmente, em caso de dúvida, conduzirá esta investigação considerando a melhor conduta na situação mais grave ou crítica”, revela o presidente da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO), Edgard Engel.

Por ter mais familiaridade com estes casos, Dr. Edgard ressalta que o oncologista ortopédico saberá quando não é necessário fazer uma biopsia e como fazê-la adequadamente, se estiver indicada. “Ainda mais importante, é que por estar ligado ao centro de tratamento de câncer, ele poderá realizar os exames de imagem e a biopsia com maior celeridade, evitando que o paciente aguarde por muito tempo para ter seu diagnóstico definido”, salienta. Além do oncologista ortopédico, o radiologista, o patologista e o oncologista, habituados com tumores musculoesqueléticos, têm mais condições de oferecer um diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *