A Semana da Consciência Negra de Itabira terá início neste domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, e prossegue até o dia 29 de novembro, com agenda extensa, debates e manifestações culturais. A programação inclui o Festival Festim Cultura, o projeto Fala Quilombo e a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Para participar da Conferência, clique aqui.
No domingo (20), data exata de comemoração e reflexão sobre a Consciência Negra, haverá Missa Conga, às 8h, na Paróquia Santo Antônio, no bairro Gabiroba, com apresentação de Congado após a celebração. O Festim será aberto às 14h, na Comunidade do Engenho. Haverá maratona de tranças, roda de capoeira, oficina de argila, projeções e atrações artísticas.
Entre as atrações musicais estão Tais Miriane e o espetáculo teatral Navio Negreiro, no dia 25; a banda Mãe África e o cantor Sérgio Pererê, no dia 26; o Grupo Cultural Mães da Terra, o grupo Bumba Meu Boi, Tumbaitá, Bloco Afro Magia Negra e Adriana Araújo e Banda, no dia 27. Todas as apresentações serão no Paredão da rua Tiradentes.
Com o tema “Gestão e Preservação dos Territórios”, o projeto Fala Quilombo será realizado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira, no dia 26, e na Escola Municipal Coronel José Batista, no dia 27 de novembro, além do Paredão da Tiradentes, nos dois dias. Debates, oficinas, apresentações e cortejo estão na agenda do projeto.
A Conferência da Igualdade Racial será no dia 29 de novembro no UniFuncesi, com o tema: “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós”. O evento tem início às 7h30, e encerramento às 16h, com a eleição de delegados para a conferência estadual.
A Semana da Consciência Negra é promovida pela Secretaria Municipal de Governo, por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), UniFuncesi, Unifei, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e projetos Conexão Jovem, Fala Quilombo, Festim, ConCiências Negras e OCRDoce.
Deixe um comentário