Pesquisa do Sebrae mostra que confiança em pequenos negócios teve retração

De acordo com a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), que ouviu 1.551 pessoas entre três e 15 de outubro, a confiança dos donos de pequenos negócios de Minas Gerais registrou 124 pontos, indicando tendência de aumento da atividade econômica. Contudo, de setembro a outubro houve queda de oito pontos no Iscon (variando de 132 a 124 pontos). As avaliações dos empresários em relação ao momento atual (últimos três meses) e também as expectativas de curto prazo tiveram uma piora em setembro.

O Índice de Situação Recente (ISR) ficou em 99 pontos, 4 abaixo se comparado a setembro, indicando que a percepção dos donos de pequenos negócios em relação à situação econômica nos últimos três meses foi de estabilidade. Já o Índice de Situação Esperada (ISE) teve uma queda de 10 pontos em relação a setembro, fechando em 137, mas ainda assim indicando otimismo de que a situação econômica melhore.

O setor mais confiante em outubro foi a Construção Civil, registrando 132 pontos. A indústria registrou 125 pontos, o Comércio 124, e o setor de Serviços registrou 123 pontos. A variação mais acentuada foi a do setor de Serviços, com queda de 9 pontos em relação ao mês anterior. A pesquisa também mostrou que todos os grupos por porte apresentaram diminuição da confiança, sendo a mais significativa entre os Microempreendedores Individuas (MEI), com queda de 10 pontos, registrando 121.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *