Flitabira 2022 com público estimado em 14 mil pessoas

Thiago Lacerda e equipe de produção. Crédito Criativa Foto & Publicidade

A comemoração dos 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade formou o conceito da 2ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que aconteceu entre os dias 31 de outubro e seis de novembro, mostrando um crescimento de público presente em 40% (14 mil pessoas).  Somadas, o acesso às redes sociais e de informação do evento alcançou mais de um milhão de impressões. O festival ocorreu no formato Figital (ao vivo e online), com quatro convidados em palcos de cidades diferentes.

Participantes

Camille Bertault. Crédito: Criativa Fotos & Publicidade

O Festival reuniu 115 autores e autoras, incluindo locais (62), nacionais (51) e internacionais (2) em mais de 60 mesas de debate, além de exposições e shows de jazz. Do elenco de convidados: 51 mulheres, 43 negros e 14 se reconhecem como LGBTQIAPN+. Além disso, 42 afro-empreendedores da cidade foram retratados na composição da exposição “Muros Invisíveis”, em cartaz até o final do ano. Some ainda os mais de 30 slamers que participaram da “Batalha de Slam”.

Oficina de Slam. Crédito: Criativa Foto & Publicidade

No campo da economia local, o Flitabira reuniu 335 pessoas em suas diversas categorias de trabalho, contratados direta ou indiretamente, nas mais diversas áreas de atuação: montagem de estrutura, produção, comunicação, fotografia, transmissão on line, segurança, limpeza, carregadores, gastronomia, somando somam 840 horas trabalhadas. A estrutura do evento contou com 1.300m2 de área coberta, somando 86 toneladas de estruturas.

Maratona 24h

Maratona 24h. Crédito: Criativa foto & Publicidade

No dia 31 de outubro, ocorreu a “Maratona 24h de Leitura. Também em formato Figital, mais de três mil pessoas se alternaram durante dia e noite em leituras ao vivo e pré-gravadas. Voluntários fizeram leituras de poemas, crônicas e artigos do Poeta Maior em 24h ininterruptas de programação exibidas pelo canal do YouTube do Flitabira e do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF Sesc). As gravações encontram-se à disposição dos internautas nos respectivos endereços.

Escolas

Oficinas do Flitabira. Crédito: Criativa Foto & Publicidade

A programação para o público infantojuvenil contou com 54 atividades presenciais e cerca de 950 crianças e jovens participaram do evento. O Prêmio de Redação e Desenho envolveu 30 mil alunos, 60 professores e 30 escolas das redes municipais, estaduais e particulares. Ao todo, 15 crianças e jovens de quatro a 18 anos foram contemplados, em cinco categorias, com prêmios em dinheiro que variam de 300 a mil reais. Os professores receberam vale-compras de livros no valor de 300 reais para ser consumido na livraria do festival.

Exposições

Público 40% maior que em 2021. Crédito Criativa Fotos & Publicidade

Três exposições foram montadas antes e durante o festival e permanecem abertas à visitação do público: “Vasto Mundo”, que até a data de fechamento do Flitabira, no dia 6 de novembro recebeu 1500 pessoas na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, local onde está instalada; “Muros Invisíveis” com 12 mil visitantes, contabilizando o fluxo de pessoas que passam pela praça doutor Acrísio Alvarenga, local de instalação da mostra; e a Máquina do Poeta, com 350 visitas na Fazenda do Pontal, entre os dias primeiro, e seis de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *