Conheça a origem da internet

A forma como vivemos hoje depende da internet. Pense em como é ficar sem conexão para trabalhar. Imagine estar na rua e não conseguir sinal para fazer uma pesquisa simples. Ela tanto já faz parte das nossas vidas que mal percebemos a sua existência. Promovendo uma reflexão sobre a evolução da internet ao longo dos anos, e sobre as revoluções e transformações que ela proporcionou ou potencializou. A internet surgiu em 1969, mas não da forma como conhecemos. Seu objetivo era completamente diferente: a ideia era proteger a comunicação dos Estados Unidos nas guerras. Vale lembrar ainda que esse período foi marcado  por um conflito político e ideológico entre o país da América do Norte e a antiga União Soviética (parte do que deu origem à Rússia).

A novidade descentralizaria as informações do Pentágono para evitar que possíveis ataques causassem perda de documentos importantes. Foi aí que foi criada a Arpanet, rede de conexão da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos. E esse é considerado o início da internet. Nessa época, as comunicações eram divididas em pequenos pacotes com trechos dos dados, os endereços dos destinatários e informações que permitissem a remontagem da mensagem original. A Arpanet ganhou destaque no mundo acadêmico e no científico e, por isso, o protocolo para se comunicar com outras máquinas ou redes começou a ficar insuficiente. Foi nessa época também que o nome “internet” começou a ser utilizado.

Em 1985, já era a principal rede de comunicação com alcance global e, em 1987, a internet teve seu uso comercial liberado nos Estados Unidos. Vale contextualizar também que a popularização dos computadores havia começado anos antes, em 1981. Com esse rápido desenvolvimento, serviços de correio eletrônico e provedores de internet com o método antigo de dial-up (que utilizava a linha do telefone fixo) começaram a surgir. Nessa grande linha do tempo, em 1989, e cuja equipe criou o primeiro cliente web “WorldWideWeb” (www), usado até hoje. Para muitos, esse fato também é um dos marcos mais importantes da história da internet, pois permitiu que várias pessoas trabalhassem juntas acessando os mesmos documentos.

No Brasil a internet ganhou notoriedade conectando universidades, em setembro de 1988. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiu acesso à Bitnet utilizando uma conexão de 9.600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. No mesmo ano, alguns meses depois, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também se ligou à Bitnet. Outro ponto importante foi a criação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), com o objetivo de disseminar informações para a sociedade, além de democratizar o acesso às redes de computadores do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *