Principal alvo das tentativas de fraude pela internet tem entre 36 e 50 anos

Estudo inédito da Serasa Experian traça o mapa das tentativas de fraudes no Brasil. No período de janeiro a agosto deste ano, o país registrou mais de 2,7 milhões de tentativas de fraudes contra o consumidor no país. Isso significa uma tentativa de fraude de identidade a cada oito segundos. Com quase um milhão (983 mil), o brasileiro com idade entre 36 e 50 anos lidera a faixa etária com mais tentativas de fraudes.

Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram com 751 mil tentativas. Depois aparecem: 51 a 60 anos (383 mil tentativas); até 25 anos (313 mil tentativas) e acima de 60 anos (299 mil tentativas). Por Estados, São Paulo lidera o ranking, com cerca de 836 mil tentativas no mesmo período. Na sequência aparecem: Rio de Janeiro, com 297 mil; Minas Gerais, com 236 mil; Paraná, com 180 mil e Rio Grande do Sul, com 135 mil.

“Uma tentativa de fraude no Brasil a cada 8 segundos é um número bastante expressivo. É fundamental que as pessoas redobrem os cuidados com seus dados pessoais e que as empresas também invistam em soluções de autenticação e prevenção à fraude para ajudar a combater a ação de criminosos”, alerta o gerente executivo de Soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia.

No recorte por segmentos, o principal alvo dos criminosos foi o segmento de Bancos e Cartões, com 1,5 milhão de tentativas. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 472 mil tentativas, seguido pelo segmento de serviços, com 409 mil. Varejo aparece em quarto lugar, com 228 mil pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 76 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *