Na posse do Conselho de Saúde, prefeitura anuncia nova UPA

Os integrantes do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2022-2024 tomaram posse nesta terça-feira (8), no auditório da Prefeitura Municipal de Itabira. Na ocasião, o prefeito Marco Antônio Lage, a secretária de saúde, Clarissa Lages e o presidente do Conselho, Marcos Antônio Ferreira da Silva, assinaram o termo de posse juntamente dos demais membros da ferramenta de controle social. O evento contou com a presença dos novos membros, e do vice-prefeito, Marco Antônio Gomes.

Marcos Antônio Silva, ocupa a presidência do colegiado desde 2021. “Ao longo desse tempo tivemos muitas reuniões, muitos debates em prol da melhoria do sistema de saúde em Itabira. Como conselheiro, gostaria de dar boas vindas aos novos membros. Ser conselheiro é de uma importância muito grande, um trabalho voluntário e colaborativo, que exige um olhar diferenciado e humano, não para uma demanda particular, mas para todos os usuários do município”, disse.

“Estamos nesta oportunidade, anunciando novos projetos: a estruturação de novas Unidades Básicas Saúde (UBS), para desafogar o atendimento em grandes demandas, a construção de nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na avenida Machado de Assis, bairro João XXIII, atendendo a um número de bairros com acesso mais rápido. Os desafios estão aí, pensar no que é melhor para a população, melhorando a qualidade da assistência e dos indicadores de saúde”, informou a secretária.

Marco Gomes agradeceu a colaboração do Conselho. “Estamos defendendo a saúde para todos os itabiranos, desta forma melhorando e colaborando com os serviços para a atenção de toda a região. As especialidades médicas de alta complexidade são uma segurança, no entanto, vejo que o importante é cuidar com maior zelo da atenção primária, investir em prevenção para impedir a agudização dos casos que chegam aos hospitais, dedicando uma atenção especial mais próxima do cidadão”, afirmou.

“A participação do Conselho é uma forma de democratizar o serviço público. Realizar debates, levar projetos, escutar opiniões, propor novas alternativas de trabalho, trazer questões sociais, expor as dificuldades da comunidade são questões que o Conselho traz. O colegiado tem uma importância grande para nós, quando traz também seu apoio, sua opinião, nos ajuda a compreender e solucionar os problemas de saúde que a comunidade demanda”, observou o prefeito Marco Lage.

O gestor municipal também anunciou a construção de quatro novas UBSs com funcionamento até 21h, reforma nas demais e construção de novas sedes para atender à Estratégia de Saúde de Família (ESF). O novo Conselho conta com  40 integrantes, metade titulares e os demais suplentes. Fazem parte da gestão, além do presidente: Rosa Cristina de Faria Martins da Costa Fontes (secretária-geral), e Maria Nicolau Costa (adjunta), além da secretaria com Clarissa Santos Lages (titular) e Fabiana Machado Lima (suplente).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *