O jejum para emagrecer não é exatamente o mesmo utilizado para melhorar a imunidade e a longevidade. Quando você passa horas seguidas sem se alimentar e de forma regular, você pode até emagrecer, mas pode causar um estrago no seu metabolismo. “Ficar sem comer sem planejamento, faz com que o seu metabolismo fique mais lento e se você comer um pouquinho a mais vai engordar vai ganhar muito peso na forma de gordura”, alerta Sarina Occhipinti, especialista em clínica médica.
Uma pesquisa da Universidade da Flórida, publicada pela The Obesity Society , demonstrou que para que o jejum tenha uma atividade metabólica, isto é, para que ele não faça seu metabolismo ficar lento, ele precisa cumprir algumas regras. Segundo o estudo, durante o jejum é necessário que seja mudado o disruptor metabólico do gasto de energia. “É como se fosse a chave geral do seu metabolismo. Isto é, o corpo precisa parar de dar preferência à queima de glicose para queimar gordura?”, questiona.
Outro cuidado que é importante na hora de fazer jejum é a hora de comer, já que as calorias ingeridas pela manhã são consumidas 2,5 vezes mais rápido pelo seu corpo, do que as ingeridas pela noite. “Com o jejum metabólico o corpo passa a queimar gordura em indivíduos com sobrepeso e otimizar processos que evitam o adoecimento e melhoram o gasto energético ao longo do tempo. Muitos jejuns curtos não são eficazes para mudar o disruptor metabólico,” conta a médica.
“Segundo o estudo é melhor fazer um jejum que pule o jantar do que um jejum que pula o almoço. Isso faz uma diferença no resultado final, tanto do seu emagrecimento quanto do seu gasto de energia. Esse estudo vem confirmar o que outros já falavam, concentre calorias de dia e não de noite. Assim, jejuns que pulam o jantar são mais metabólicos, isto é, aceleram seu gasto de energia e diminuem a chance de você voltar a engordar”, concluiu a especialista em emagrecimento.
Deixe um comentário