Como a simulação realística potencializa formação em saúde

Para enriquecer o processo de aprendizado e a interação direta com ocasiões alarmantes, o Centro Universitário de Brasília (CEUB) implementou em seus laboratórios a técnica de simulação realística nos cursos da área da saúde. O processo envolve uma cadeia produtiva das artes cênicas (atores, cenários, maquiadores) e tecnológicas para tornar a experiência o mais próximo da realidade. A técnica, que é difundida nos melhores centros universitários do mundo e tem sido aprovada pelos alunos do CEUB, proporciona segurança aos pacientes, autonomia dos alunos e maior retenção do conhecimento.

Durante o processo vivenciado nos laboratórios de Simulação Realística (SR) são criadas situações de estresse, estimulando a sensação de desequilíbrio e induzindo à ação rápida dos envolvidos no socorro de vítimas emergenciais. Por meio de casos clínicos, a técnica permite a experiência prática em ambiente seguro, seguida de reflexão guiada, gerando um impacto em habilidade e atitudes relacionadas ao exercício do profissional de saúde. A ferramenta é utilizada a muitos anos, mas a edificação de um espaço próprio e a ampliação do uso da SR foi motivada pelo curso de Medicina em 2017.

O professor de Medicina do CEUB Alberto Vilar destaca o impacto positivo desta metodologia no aprendizado e acrescenta que a simulação realística cumpriu um papel importante durante a pandemia da Covid-19, ao permitir abordagens práticas enquanto as aulas presenciais nos cenários reais estavam suspensas. “A simulação realística é uma metodologia importante de ensino-aprendizagem no curso de Medicina, pois proporciona a união dos conhecimentos teóricos a decisões práticas num ambiente seguro e sem riscos para os alunos ou pacientes”, completa. No Brasil, no entanto, a técnica enquanto metodologia educacional ainda é pouco utilizada.

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