Câncer de próstata é a neoplasia com maior incidência no país

Fonte: Revista Galileu

Segundo dados do Global Cancer Observatory (Globocan), da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registrou 97.278 novos casos novos de câncer de próstata em 2020. Diante deste cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida, reforça a campanha “Novembro Azul”, que tem o compromisso de alertar e trabalhar temas transversais relacionados à saúde do homem. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata ocupa a primeira posição em todas as regiões brasileiras.

O nordeste lidera o ranking com risco estimado de 72 casos a cada 100 mil homens. Já o centro-oeste aparece em segundo lugar com 65 casos para 100 mil, na sequência aparecem o sudeste (64/100mil), sul (62/100mil) e a região norte(29/100mil). Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, são os locais com maior incidência da doença.

“A campanha do Novembro Azul, criada no Brasil em 2011. Desta forma, é muito importante alertar e conscientizar a necessidade de realizar exames periódicos e buscar ajuda com qualquer sinal ou sintoma. No caso do câncer de próstata, destacamos que ele é silencioso e, por isso, é tão importante que seja diagnosticado o quando antes pois, desta forma, as chances de cura são superiores a 90%”, explica Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Segundo levantamento, 61% dos ouvidos com idade acima de 45 anos, disseram nunca ter feito o exame de toque retal por falta de indicação médica. Apenas 37% fizeram o exame, índice ainda menor [26%] entre homens acima de 45 anos de idade atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em comparação com os 50% dos brasileiros acima de 45 anos com acesso a plano de saúde ou atendimento particular. Neste ano, a campanha Novembro Azul terá o tema: “Porque os homens morrem mais cedo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *