Em 2022, a Copa do Mundo começa em novembro, justamente o mês que inaugura a temporada dos vestibulares. O evento esportivo, normalmente muito celebrado pelos brasileiros, pode atrapalhar a rotina dos vestibulandos e causar dúvidas. Afinal, os estudantes podem pausar os estudos para acompanhar as partidas ou devem evitar os jogos? Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, afirma que é possível e importante, o estudante aproveitar o momento dos jogos, sobretudo se for algo de seu interesse. Por isso, o especialista separou algumas dicas para ajudar nesse equilíbrio.
Mesmo com o início do evento, é importante o estudante manter a rotina que estava praticando até então. “Nada de abandonar um planejamento ou desviar do seu objetivo principal: entrar na faculdade. É preciso apenas ajustar a rotina, levando em consideração os jogos que pretende assistir, e evitar outras distrações que não estavam no plano inicial.” É importante separar o tempo adequado para cada jogo na agenda. Alguns fatores merecem ser analisados: companhia e local em que a partida será vista. Se o estudante não vai assistir ao jogo na própria casa, por exemplo, o ideal é que destine pelo menos três horas para a ocasião, por conta da locomoção.
“Coloque no papel o tempo que você pretende se dedicar à Copa do Mundo, para estudar com antecedência a quantidade de horas previstas para os jogos e não gerar uma ‘dívida’ depois”, sugere Molina. Então, se o jovem destinou três horas para assistir a um jogo, é fundamental que ele encontre um espaço na rotina para antecipar esse mesmo tempo de estudo. Se decidiu assistir a um jogo da Copa, o vestibulando deve deixar o caderno e os livros de lado, para aproveitar a ocasião ao máximo. Vale lembrar que o lazer é indispensável na vida de qualquer pessoa e, fazendo um planejamento com antecedência, não há motivo para se estressar.
Deixe um comentário