Para viagens internacionais, tutores de pets precisam de certificação online

Crédito: iStock

A partir desta terça-feira (1º), é possível emitir o Certificado Veterinário Internacional (CVI) online para viagens com cães e gatos com destino à União Européia, Noruega e Suíça. Anteriormente, o documento era emitido presencialmente nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). O prazo para emissão do documento é de 72h, caso a documentação anexada e o preenchimento do formulário correto.

Cada país tem uma legislação diferente para receber animais em seu território e que deve ser observada pelos tutores. O certificado online terá validade de 10 dias para ingresso na Europa a partir da data de emissão e de 60 dias para retorno ao Brasil, contados a partir da data de emissão, desde que a vacinação antirrábica seja regular. O documento eletrônico é emitido a cada viagem, deve ser impresso, e estar em mãos do tutor no momento de embarcar o animal.

Já são habilitados para emissão da certificação eletrônica: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Desde a implantação do CVI eletrônico, foram emitidos 34.192 certificados. O documento é obrigatório para saída dos animais de estimação do Brasil que atesta as condições e o histórico de saúde do pet, bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *