Nas promoções, consumidor deve ficar atento quanto a qualidade do produto

No final de novembro, temos um dos mais esperados eventos do e-commerce mundial: a Black Friday. E, no Brasil, segundo pesquisa do Google, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras na data, o que representa uma alta de 29% quando comparado com o ano de 2021. A pesquisa também mostra que os brasileiros estão dispostos a comprar mais do que antes. Muitos, inclusive, já estão pesquisando preços para não caírem em armadilhas já que, segundo o Instituto Reclame Aqui, o preço é um fator decisivo na decisão de compra para 74,4% dos consumidores.

Mas o que muitos consumidores deixam de levar em consideração é que a qualidade do produto é muito mais importante do que o preço. De nada adianta comprar aparelhos eletrodomésticos, smartphones, pneus, brinquedos e outros produtos muito baratos, com preços fora do mercado, mas sem selo do Inmetro, Anatel e outras agências reguladoras. “Essa certificação é que vai garantir que o produto passou por auditorias desde a sua fabricação, e por testes de laboratório, avaliando peças, modo de funcionamento, usabilidade, clareza e consistência do manual de uso,” explica Patrícia Hellmeister, Diretora de Certificação de Produtos.

Sem a certificação, o problema não está apenas na baixa durabilidade do produto. Quantas vezes já ouvimos falar em smartphones que explodem enquanto estão sendo carregados e verificamos que os celulares ou acessórios não estavam em conformidade com a regulamentação emitida e adotada pela Anatel e Inmetro? Eletrodomésticos, que estão itens mais desejados pelos consumidores durante a Black Friday, segundo a pesquisa do Google, também precisam atender a diversos requisitos, que vão desde a informação sobre sua eficiência energética à clareza do manual, entre outros itens.

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