Desenvolver habilidades, estimular o desenvolvimento e raciocínio lógico estão entre os benefícios que ajudarão na preparação das crianças para o futuro que cada vez mais conta com a tecnologia em todos os segmentos
As crianças e adolescentes estão expostas a inúmeros estímulos tecnológicos. Celulares e tablets, cada vez mais comuns, na buscar informações de interesse na internet, acontece de forma simples. Assim, um modelo passivo de educação, em que a criança apenas escuta enquanto o professor fala, pode desmotivar os estudantes durante a aula, causando a perda do interesse no conteúdo.
A tecnologia na educação infantil torna o aprendizado mais prazeroso e natural para crianças acostumadas com o mundo digital, permitindo que elas encontrem novas formas de buscar conhecimento, questionar, pesquisar, pensar criticamente e expressar suas opiniões. Assim, o estudo se torna mais interessante e proativo.
“Com o uso das tecnologias é possível transformar o ambiente escolar em um lugar mais dinâmico, onde os alunos podem interagir com o conhecimento de maneira ativa, como estão acostumados a fazer em seu dia a dia fora da escola”, diz Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil.
Ainda segundo a especialista, os dispositivos eletrônicos devem ser utilizados com moderação e sempre com a supervisão de um adulto responsável. “Também é fundamental o controle do tempo empregado. Tudo em excesso, pode ser prejudicial. Ainda mais para crianças que estão em processo de formação”, ressalta a pedagoga.
Entre os benefícios, as ferramentas tecnológicas ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais, estimulando os alunos a construírem o conhecimento em conjunto. “A tecnologia é uma ótima forma de proporcionar estímulos diferentes às crianças, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento”, comenta Cristhiane.
Deixe um comentário