O 2º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, dá início às suas atividades com público nesta terça-feira (1°). O evento realiza, em parceira com o projeto de incentivo à leitura Sempre um Papo, na Fazenda do Pontal, duas sessões de bate-papo com Pierre Ruprecht e duas com o escritor e ilustrador belo-horizontino Nelson Cruz. Também no local ocorre a inauguração da exposição “A Máquina do Poeta” que consiste na exibição das pranchas originais do premiado livro homônimo do autor.
O 2º Flitabira começou dia 31 de outubro, data em que nasceu o poeta Drummond, cujos 120 anos de nascimento celebra essa edição. A “Maratona 24h de Leitura – 120 anos de Drummond” deu início ao Flitabira, que segue até o dia seis de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, atividades para as crianças, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, (presencial), na praça do Centenário, e (on-line), no YouTube, Instagram e Facebook do evento.
O Flitabira é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Segundo o patrocinador, o Instituto Cultural Vale, o viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas, com importante papel na transformação social e na busca de democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
Deixe um comentário