Programa desenvolvido em Itabira é apresentado no Encontro de Extensão da UFMG

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Bovina de Itabira, denominado “Mais Carne e Leite”, foi premiado durante a Semana do Conhecimento, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A premiação ocorreu durante o 25º Encontro de Extensão, no último dia 21, na capital mineira. O programa conquistou dois prêmios: uma menção honrosa e de programa destaque, honraria destinada a apenas 16 ações de extensão, entre os mais de 730 trabalhos inscritos.

Desde março de 2021, quando iniciou o programa, foram computados 152 atendimentos pela equipe técnica, com suporte na recuperação de pastagens; melhoramento genético e nutricional do rebanho; implantação do programa de inseminação artificial; além do apoio no gerenciamento das propriedades rurais. Todos esses trabalhos foram elaborados para preparar os produtores. A maioria dos produtores atendidos faz parte da agricultura familiar, 76% do público total.

Por meio do programa já foram realizadas 54 amostras de solo, que resultaram na compra de 237 toneladas de calcário e 48,2 toneladas de adubo, por meio da Central de Compras. Ainda foram utilizadas 500h de patrulha agrícola. O gestor da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento ((SMAA)), Rupert Barros, compareceu ao evento e ressaltou a importância dos produtores da região no apoio e desenvolvimento do projeto.

“Esses resultados alcançados mostram a efetividade do trabalho, o esforço de todos e também a importante parceria com os produtores rurais da região, que participam e são fundamentais para o sucesso do programa”, disse o responsável pela (SMAA).“A validação dos trabalhos extensionistas desenvolvidos é uma forma de reconhecer os resultados alcançados pelos pecuaristas que mais que um público atendido, são parceiros do programa”, destaca o coordenador do programa, professor da UFMG, Matheus Ramirez.

Tem como objetivo desenvolver a pecuária sustentável, com a assessoria técnica gratuita para 50 produtores rurais de Itabira. O trabalho contribui para o aumento da produtividade nas propriedades rurais do município, tanto para o gado de corte, quanto para a produção de leite. As atividades são promissoras em Itabira: com a implantação do programa, uma conquista é a valorização das famílias que vivem da produção rural, gerando renda para o homem do campo.

A Semana do Conhecimento é um evento acadêmico de grande importância, onde são apresentados resultados da produção da UFMG em diversas áreas e dimensões. Como parte integrante, durante a semana é realizado ainda o encontro de extensão, que tem o objetivo de divulgar as atividades extensionistas da instituição. Foi durante esse evento que o Programa Mais Carne e Leite recebeu a premiação. Já o programa “Mais Carne e Leite” é desenvolvido pela Prefeitura de Itabira, com a execução da Escola de Veterinária da UFMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *