O II Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) realiza, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira, a “Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições”. Voltado para produtores e agentes culturais da região, o curso oferece 30 vagas e será ministrado por Jhonathan Nicoletti. Ao fim, cinco participantes serão selecionados para trabalhar como assistentes de produção do II Flitabira durante os dias em que ocorre o evento. A oficina é gratuita e acontecerá até 28 de outubro, de 19h as 21h30, no Museu de Itabira.
Ministrada por Jhonathan Nicoletti, que coordena a produção do Flitabira, a “Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições” tem o propósito de incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre produtores e agentes culturais, com exemplos práticos e dinâmicos. Nela, serão analisados cases reais de eventos, de grandes e pequenos formatos, seus erros e acertos. Além de formas de captação no Brasil e exterior, a oficina vai apresentar quais são os produtores atuais, a melhor forma de se aproximar para captações e quais são as ferramentas de controle e gestão da produção executiva.
Ao fim da oficina, serão emitidos certificados para os participantes assinados pelo Flitabira e pela Unifei. Jhonathan Nicoletti é produtor executivo especializado na circulação de espetáculos teatrais, musicais, óperas, exposições fotográficas, artes plásticas e festivais literários. Foi responsável por exposições como “Daniel Mordzinski” (2014 e 2015, no Grande Hotel de Araxá), “Fernando Rabelo” (2018, no Grande Hotel de Araxá), “Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond” (2021, exposição desenvolvida com obras de Cândido Portinari e textos de Carlos Drummond de Andrade para a primeira edição do Flitabira) e Muros Invisíveis (2022, em Araxá).
Desde 2014, participa da produção geral do Festival Literário de Araxá, que chegou, em 2022, à sua décima edição, ocupando o posto de segundo maior festival literário do país. Foi responsável pela produção executiva do Pavilhão Portugal, convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022. Atualmente, reside em Milão, na Itália, onde presta serviços como freelancer para a Fondazione Ricardo Catella, gestora direta do projeto BAM Milano (Biblioteca degli Alberi) e foi selecionado para o Master In Performing Arts, 8ª edição, organizado pela Academia do Teatro alla Scala em parceria com a Universidade Polimi Milano.
Deixe um comentário