Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) chega à sua edição de 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Toda a programação acontecerá em formato figital: presencial em uma imensa montagem na Praça do Centenário, e digital pelas redes sociais: YouTube, Instagram e Facebook. O Flitabira tem o apoio da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
A festa da leitura do Flitabira vai se materializar em diversos campos da arte e do conhecimento, em diversos formatos e camadas, em lives ao vivo e pré-gravadas em debates presenciais, nas salas de aula, nas praças, nos parques, nas escolas da Educação Básica às Universidades, em museus, galerias e na periferia da cidade. Tudo em busca da inovação e tendo a criatividade como inspiração, fatores que caracterizam os festivais e eventos promovidos pela Associação Cultural Sempre um Papo, gestora também do Fliaraxá, que entra, em 2023, na sua 11ª edição, e do próprio “Sempre um Papo” em seu 36.º ano de vida.
A programação do Flitabira vai acontecer em diversas camadas. Tudo começa no dia 31 de outubro, segunda-feira, com a “Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond”. Em transmissão simultânea pelas redes do Flitabira e do CPF Sesc, em leituras ao vivo feitas por estudantes, escritores, artistas e voluntários, tendo como base de transmissão o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, durante todo o dia 31 de outubro, de zero hora a meia-noite, ininterruptamente.
O Flitabira traz à cidade uma das revelações da nova prosa portuguesa, a escritora Rute Simões Ribeiro, que vai fazer o lançamento nacional do seu livro “A breve história da menina eterna” (Editora Nós), no dia 5/11, às 21 horas. Antes, na sessão de 19 horas, a revelação nacional das letras brasileiras, Carla Madeira, autora de “Tudo é rio”, conversa com Afonso Borges sobre sua obra e criação literária, dividindo a mesa com o escritor Rodrigo Lacerda. De Portugal virá também o fotógrafo Adriano Fagundes, brasileiro radicado em Lisboa, para a inauguração da exposição baseada no livro “Vasto mundo”.
Deixe um comentário