Na quarta-feira (190 foi comemorado o Dia Nacional da Inovação. Uma pesquisa inédita feita pelo Sebrae Minas traçou um raio-x da situação atual dos pequenos negócios de Minas Gerais. Os dados revelaram que 59% das empresas mineiras passaram por algum processo de inovação em 2022: atuaram na melhoria de produtos/serviços e de processos (27%); atuaram apenas na inovação de produtos/serviços (21%) ou somente na inovação de processos (11%). Segundo a pesquisa, apenas 10% dos empresários responderam que não inovaram e não pretendem inovar em 2022, e 22% disseram que ainda pretendem inovar. Foram ouvidas 1.228 pessoas, entre os dias primeiro e 15 de setembro.
A pesquisa revelou também que as pequenas empresas foram as que mais inovaram (70%), seguidas pelas microempresas (64%), e pelos microempreendedores individuais (54%). Os setores de Indústria e de Serviços foram os que mais se destacaram, com taxas de inovação de 62% e 61%, respectivamente, de acordo com a pesquisa. Dentre os impactos positivos percebidos pelas empresas que inovaram, os mais citados foram a melhoria da qualidade de produtos/serviços (65%), melhoria de atendimento (47%), captação e/ou fidelização de clientes (30%) e redução de custos/desperdícios da produção (30%).
Segundo a gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Lina Volpini, o essencial para inovar é ter uma mudança de mentalidade. “A inovação pode envolver tecnologias disruptivas ou uma mudança em processos, no modelo de negócios, na forma de atender os clientes, etc. Nós entendemos que inovar é qualquer ação que o empresário faça de forma diferente e que gere valor para a empresa, para os clientes, para a comunidade na qual está inserido ou para as pessoas que trabalham naquela organização. Ou seja, algo feito de forma diferente é uma inovação na medida em que causa um impacto positivo”, explica.
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