Itabira vai receber o Festear 2022, Festival de Teatro, Arte e Rua, entre os dias 21 a 23 de outubro. O evento é fruto de parceira entre a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), e do Espaço Luar Azul, com produção da “Arte & Palco Produções,” de Belo Horizonte, por intermédio do edital “Mostras e Festivais”. O Festear conta com programação diversificada e abrangente para todos os públicos, com nove espetáculos e três oficinas. Todas as atividades serão gratuitas, de forma descentralizada, com ocupação de espaços públicos, e voltada para toda família.
Na sexta-feira (21) o teatro da FCCDA recebe o espetáculo: Francisco de Assis do Rio do Riso, às 20h. Dia 22, a oficina “O Corpo Para a Cena,” às 9h na Casa do Brás. No mini teatro de arena na praça José Máximo Resende no bairro Campestre, às 14h começa a oficina “Vamos Brincar de Brincar”; em seguida, na Fazenda do Pontal, a partir de 17h, “O Misterioso Caso do Cemitério do Morro”. Próximo ao Memorial Carlos Drummond de Andrade no Pico do Amor, a exibição do “Cena Curta – Reza,” às 19h. No encerramento do dia, a “Surpresa,” começa às 20h na Fazenda do Pontal.
No domingo (23), a programação prevê duas oficinas: “Jogos Teatrais,” na Casa do Brás; e de atividades circenses: “Malabares, Pirofagia, e Palhaçaria,” no Campestre, ambas às 9h. Às 11h30 contação brincante clownesca “O Casamento da Dona Baratinha,” no mini teatro de arena na praça José Máximo Resende. A Casa de Drummond recebe às 14h “A Barbearia,” 18h nos jardins no mesmo local, teremos “Conversinha Mineira”. O Festear Itabira será concluído às 20h no teatro da FCCDA, com o espetáculo “Como Vencer a Burocracia Sem Ter Um Infarto”.
“A proposta é apresentar uma programação cultural para toda a família. Serão espaços alternativos, tanto palco como rua, e lugares museológicos de Itabira. Que a gente possa cada vez mais, estar fluindo a arte teatral tão rica em nossa cidade. Surgiu da vontade de manifestar a arte, envolvendo nossa sociedade”, disse Higgor Vieira, diretor e professor-artista do Espaço Luar Azul. Para acessar as atividades será necessário retirar senha, em até uma hora antes de cada evento, para manter a infraestrutura de acordo com capacidade de cada local. Informações adicionais no Instagran @festearitabira.
Deixe um comentário