O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (17), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de um almoço com mulheres que ocupam cargos de chefia no Governo de Minas. O encontro aconteceu em celebração ao Outubro Rosa e como reconhecimento à importância da liderança feminina para execução de políticas públicas. Durante a reunião, elas relataram suas experiências e reforçaram a importância da prevenção ao câncer de mama. A subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Camila Castro, abriu as falas alertando que o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina.
“É também a causa mais frequente de morte. É importante detectar inicialmente a doença para favorecer uma abordagem terapêutica menos agressiva, melhorando a qualidade de vida. Nos últimos anos, por conta da pandemia, tivemos uma redução substancial desses diagnósticos. Por isso, é muito importante estarmos atentos e chamar a atenção de quem está ao nosso redor, seja na família, no trabalho ou com amigos, para manter os exames em dia”, ressaltou Camila. Ao todo, cerca de 50 mulheres do primeiro e segundo escalão participaram do evento.
A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Luiza Hermeto Campos, destacou que o hospital tem acompanhado as mulheres e dado toda estrutura para aquelas que tratam o câncer de mama. “Nós mulheres temos de estar atentas. O Ipsemg faz todo um trabalho de acompanhamento psicológico e psicossocial para as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama. Convido a todas para conhecerem este trabalho e se prevenir em relação à doença”, disse.
Deixe um comentário