A pandemia desencadeou expressivas mudanças para a maioria das profissões, mas a que precisou de intensas reinvenções foi a de professor, que tem seu dia comemorado em 15 de outubro. Os desafios impostos pelo ensino remoto foram enormes e o exercício da docência sofreu impacto com as novas necessidades.
Então como está a vida do professor agora quando todos voltaram para a sala de aula Professores alegam ainda mais dificuldades. Por conta das diferenças socioeconômicas, nem todos os alunos e alunas tiveram o mesmo acesso às aulas durante o fechamento das escolas e, por isso, há uma grande diferença de aprendizado em uma única sala de aula.
Os docentes também alegam que os estudantes estão com suas emoções à flor da pele, mais ansiosos, ou mais apáticos. Lidar com a tecnologia ou a falta dela também é um problema, já que nem todas as escolas oferecem a estrutura adequada. Para o Dia do Professor, docentes de todo o país encaram essa nova realidade.
Apesar de todos os desafios, o gosto pela docência é o que os move, para, inclusive, trazer inovações para a sala de aula. De acordo com levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios), um a cada quatro municípios brasileiros não reajustaram o salário de professores em 2022. O cálculo do reajuste para a profissão deste ano era de 33,2%, com piso salarial de R$ 3.845,34.
Deixe um comentário