Nos últimos anos, a transformação digital tem crescido e impulsionado as empresas a investirem em soluções de armazenamento em nuvem. Atualmente, o Brasil ocupa o 10º lugar mundial em adoção de serviços de cloud, mas em comparação a outros países da América Latina, o Brasil é o maior investidor. Segundo a Gartner, os gastos mundiais com armazenamento em nuvem devem atingir US$500 bilhões de dólares em 2022 e cerca de US$600 bilhões em 2023.
Para Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de comunicação em nuvem, o investimento nessas ferramentas é de extrema importância. “Muitos são os benefícios que o investimento em tecnologias em nuvem podem oferecer para as empresas. É por este motivo que sempre vemos uma curva ascendente quando falamos sobre adoção destas práticas. Recentemente, dobramos o investimento para a ampliação de nossa própria nuvem”, comenta Chabbouh.
Chabbouh explica que um dos pontos que mais chama atenção dos empresários é a redução do valor gasto com os servidores físicos. A solução em nuvem necessita de pouca manutenção e reduz também oconsumo de energia, assim como não necessita de estrutura física no escritório. Além disso, a solução é customizável, a empresa pode contratar a quantidade de armazenamento necessária e aumentar conforme novas realidades.
Outra vantagem importante ressaltada pelo empresário é a facilidade de implementar jornadas de trabalho remotas ou híbridas, oferecendo aos colaboradores conforto, segurança e liberdade. O sistema de armazenamento em nuvem está disponível em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora do dia, possibilitando também o anywhere office, sistema em que os colaboradores podem prestar serviços de diferentes localidades, necessitando apenas de acesso à internet.
Deixe um comentário