Investimentos de R$ 150 milhões em parques mineiros


Parque Nacional Serra da Canastra (Rafael D’Oliveira / Imprensa MG)

Sete parques federais localizados em Minas vão receber R$ 150 milhões de investimentos na infraestrutura. São mais de 700 mil hectares de preservação contemplados. Dentre as unidades beneficiadas estão, os parques: Nacional da Serra da Canastra; Nacional da Serra do Cipó; Nacional do Caparaó; Nacional da Serra do Gandarela; Nacional Grande Sertão Veredas; Nacional Cavernas do Peruaçu; e Nacional das Sempre-Vivas.

As unidades contempladas possuem uma grande extensão territorial, que se espalha pelos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Estima-se que os sete parques recebam 380 mil visitantes anualmente, que ajudam a movimentar o ecoturismo e as economias regionais, além de serem essenciais para a conservação da biodiversidade e proteção de nascentes e recursos naturais.

“Esse investimento significa melhores trilhas, melhores centros de visitantes e maior apoio a quem visita. Se ano passado tivemos 380 mil turistas nesses parques, é bem provável que depois destas mudanças este número seja multiplicado. Teremos mais condição de mostrar aquilo que é tão bonito no estado, tanto para o mineiro, para o brasileiro e também para quem vem de fora do país”, destacou o governador Romeu Zema.

A medida vai contribuir com a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica. Os recursos disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente são decorrentes de um acordo que substituiu as multas ambientais impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na tragédia de Brumadinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *