Expectativa da Black Friday revela maior potencial de vendas

Celular, videogames e assinatura de canais de streaming lideram as procuras no mês; E-commerces precisam garantir, desde já, as melhores posições nos sites de buscas para seus campeões de venda, de olho na Black-Friday, afirma especialista

A dois meses da Black-Friday 2022, que neste ano cai no dia 25 de novembro, as buscas na internet nos maiores e-commerces com operação no Brasil em quatro categorias – Eletrônicos; Casa, Decoração e Utilidades Domésticas; Moda e Calçados, bem como Entretenimento – já dão boas pistas sobre quais serão alguns dos campeões de venda da maior temporada de promoções do e-commerce. Em setembro, a primeira edição especial do Radar Simplex/Black Friday 2022, revela um aquecimento da demanda online por celulares, jogos (games) por assinatura, consoles de videogames, geladeiras e assinaturas de streaming.

João Lee

No caso específico dos Eletrônicos, os destaques de setembro são para celulares e console de videogames, ambos com mais de cinco milhões de buscas, e notebooks diversos, com cerca de 2,4 milhões de buscas. Em Entretenimento, os mais buscados têm sido games online, também na faixa dos cinco milhões de buscas, e serviços de streaming, com cerca de dois milhões de buscas. Na área de Casa e Utilidades Domésticas, os produtos que registram maior procura são geladeiras, airfryers, papel de parede e armários de cozinha. Em Moda e Calçados, os tênis se destacam.

Para João Lee, sócio fundador da startup Simplex, especializada em aumento de tráfego e conversão de vendas online, agora é a hora de os e-commerces passarem a povoar os sites de buscas com o termo de Black Friday e similares, como Esquenta Black Friday, Outubro Black, Black Promoções e demais variações. “É preciso associar as suas promoções ao termo Black Friday, se você quer ter um bom posicionamento nos rankings dos sites de busca nas próximas semanas, que são críticas para qualquer varejo, em particular, para o online”, alerta.

Segundo o especialista, é desde já que se aumenta as chances de a página de um e-commerce ser melhor ranqueada no auge da temporada da Black Friday dentro de oito semanas. E tem mais. “Quando um varejo online faz inserções de temas relativos ao termo Black Friday, os sites de buscas o privilegiam, pois o consideram relevante para o consumidor interessado nas promoções, posicionando melhor suas páginas”, detalha. Lee chama a atenção para que os e-commerces evitem fazer grandes mudanças ou alterações estruturais no site no período que antecede ou mesmo durante a Black Friday.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *