A primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education (educação digital), no Goethe-Institut, aconteceu de maneira presencial, em São Paulo (SP),com estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) no primeiro lugar. O programa busca desenvolver soluções tecnológicas para desafios da educação local e global, como gestão do tempo de preparação de aula, educação urbanística e inclusão musical em escolas públicas, entre outros.
O evento contou com apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH) e teve a participação de diversas equipes acadêmicas de todo o país durante seus três dias de evento que apresentaram as suas soluções para os desafios propostos. A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) esteve representada no projeto vencedor “Tech_la” por Alice Xavier, do Centro de Educação (Ceduc), que fazia parte da equipe.
A iniciativa promoveu intercâmbio de conhecimento para desenvolvedores de tecnologia digital com os organizadores e mentores alemães. O grupo vencedor foi a “Tech_la”, equipe que propôs solução para o desafio de inclusão em educação musical para escolas públicas. Seu protótipo de aplicativo trouxe uma interface interativa acessível, que inclui um dispositivo de teclas para despertar o interesse em instrumentos musicais em crianças e jovens sem esse acesso na escola.
“Começamos com uma proposta para desenvolver um projeto que pudesse ser viabilizado. Tudo foi feito com muita parceria, apesar das diferentes áreas. O grupo é bem homogêneo, composto por administrador público, professora de música e estudantes de Computação, Engenharia da Computação e Letras. Todos trabalharam em conjunto e foi um grande trabalho em equipe, acima de tudo”, destacou o representante da equipe, Igor Niemeyer.
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