Mundo digital: dicas de como se criar curso online

A pandemia do coronavírus impulsionou o consumo dos cursos online como forma de aprimorar conhecimentos e complementar a renda. Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), constatou que 1.7 milhões de brasileiros buscaram por cursos virtuais de empreendedorismo nos últimos meses. Por outro lado, o mercado de infoprodutos também se tornou uma nova fonte de renda para professores, tutores ou qualquer tipo de pessoa que tenha um conhecimento a transmitir para outra.

As formas de se criar autoridade on-line com um curso online se tornam ainda maiores quando se é planejado e construído de forma estratégica. São cinco passos essenciais para começar o seu curso on-line gerando resultados positivos. O primeiro deles é escolher um assunto que tenha facilidade, porque para ensinar, antes é preciso dominar um assunto. Existem diferentes níveis de conhecimento e sempre existe alguém em um nível abaixo, por isso, é importante escolher o que você deseja ensinar e separar em categorias: básico, avançado e intermediário.

Entender o nicho de mercado no qual o seu curso será estabelecido é essencial para posicionar e compreender como os concorrentes trabalham. É preciso fazer uma pesquisa entre outros cursos do mesmo tema em diferentes plataformas e conhecer os produtores e influenciadores do ramo para mapear os seus diferenciais e construir os porquês de um futuro aluno te escolher. Definir uma plataforma de distribuição e publicação, essencial para obter bons ganhos e boas margens de lucro com um curso on-line.

É preciso elaborar um plano efetivo de marketing para fortalecer a autoridade do professor, seja ele um influenciador ou uma pessoa que está iniciando no mercado digital. Para isso, é necessário pensar de quais formas o curso será divulgado, para quais pessoas e de que forma essa informação será comunicada ao público-alvo. Um curso de qualidade, além de bons ensinamentos, também oferece um bom suporte para eventuais dúvidas dos alunos, de forma rápida e efetiva. Ter um bom suporte antes, durante e depois da venda é indispensável.

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