Perguntas “chave” podem prevenir casos de Câncer de Mama

Em 2022 a Campanha Outubro Rosa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) consolida uma sequência de questionamentos que levam reflexão à população. A campanha é baseada em três perguntas que reforçam a importância do diagnóstico precoce e estimulam a busca por informações sobre os avanços tecnológicos dos tratamentos.

“As três perguntas desse ano expressam as nossas dificuldades, como brasileiros e brasileiras, e direcionam as atenções para reduzir os índices de mortalidade relacionados ao câncer de mama”, afirma Maira Caleffi, mastologista, presidente da Femama. O cenário da doença no Brasil exige atenção e não faltam dados que apontem para essa emergência agravados com a pandemia da Covid-19.

Uma em cada 12 mulheres será diagnosticada com câncer de mama no Brasil. Essa informação impactante pode ser amenizada quando se depara com outro dado: 95% dos casos de câncer de mama têm chances de cura quando diagnosticados e tratados na fase inicial da doença. Essa é uma prova de como a informação é uma ferramenta crucial para lidar com a doença e também para exigir o cumprimento das leis que defendem os pacientes.

“Precisamos cobrar mais investimentos na atenção primária, nos postos de saúde, que são as portas de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) para solicitar exames de mama, realizar biópsias em até 30 dias e iniciar o primeiro tratamento via Sistema Único de Saúde em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico. As leis precisam ser cumpridas”, reforça a Dra Maira Caleffi, mastologista, presidente da Femama.

Sabia que descobrir antes aumenta as chances de cura?
Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Mantenha seus exames em dia, cuide de você e de quem você ama.

Você conhece os tratamentos para cada tipo de câncer?
Conhecer mais sobre o tipo de câncer e os tratamentos disponíveis é seu direito! Cada tipo de câncer tem um tratamento. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rápido enquanto outros crescem lentamente.

Você conhece os avanços da ciência contra o câncer de mama?
Exames que permitem a identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia, marcadores moleculares e técnicas de cirurgia minimamente invasivas fortaleceram de forma expressiva o arsenal terapêutico contra a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *