Importância do sono e seu impacto no processo de aprendizagem

Large group of school children in the classroom. Focus is on bored little boy sleeping.

Sabemos da importância do sono, especialmente depois de uma noite maldormida. Afinal, passamos um terço de nossas vidas dormindo. Segundo Kandel, ganhador do Prêmio Nobel com estudos sobre a memória, o sono é um “estado altamente organizado, gerado pela ação cooperativa de muitos componentes comportamentais e neurais”. E, conforme a neurociência vem descobrindo, sono e aprendizagem estão fortemente relacionados.

A educadora, psicopedagoga e especialista em neurociência Kátia Chedid, destaca que durante o sono, acontece a perda reversível do estado de consciência, adotamos uma postura estereotipada (deitados e de olhos fechados) e apresentamos um período de reduzida atividade motora. Não sabemos exatamente porque dormimos, mas sabemos que a privação de sono causa muitos transtornos, inclusive a morte.

De acordo com pesquisas da neurociência, dormir pouco reduz a capacidade de manter a atenção em uma tarefa, afetando o desempenho escolar; dificulta a realização de atividades cognitivas; aumenta a sonolência diurna e altera o humor. Esses estudos indicam, também, a defesa de uma maior flexibilidade de início das aulas para que o sono dos alunos seja preservado.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou recentemente um documento de políticas públicas no qual orienta as escolas a iniciarem as aulas dos adolescentes por volta das 8h30. Nesse documento, pesquisadores afirmam que a falta de sono torna os adolescentes mais propensos a desenvolver obesidade, diabetes e depressão, além de buscar estímulo em bebidas com cafeína.

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