O cenário do mercado de trabalho brasileiro em geral, mostra que sobram oportunidades para profissionais capacitados e qualificados em novas tecnologias e inovações, e um dos setores que mais busca pessoas treinadas e habilitadas, é o ramo de reparação automotiva. A área abrange diversas oportunidades de trabalho, como mecânico e eletricista de automóveis, mecânico de motocicletas, profissionais especializados em diagnósticos, instalação de sons e acessórios, mecânico de suspensão e freios, entre outras.
Um dos motivos para essa demanda por mão-de-obra qualificada, foi o crescimento nos reparos dos carros usados, pelo fato da pouca oferta de veículos novos no mercado, acarretando, inclusive, no aumento dos preços nas concessionárias. Atualmente, os proprietários dão prioridade na manutenção de seus veículos, a buscarem por zero quilômetro.
Pesquisas mostram que apenas no início de 2022, o número de empregos no setor de reparos de veículos e motocicletas cresceu cerca 13%, com mais dois milhões de vagas preenchidas. Somente este ano, os modelos mais antigos estão ganhando disparado dos novos, com a comercialização de mais de três milhões de unidades e o total de novos carros vendidos é três vezes inferior.
Com relação à qualificação dos profissionais, além do constante aumento de inovações no setor automotivo, durante a pandemia, o trabalho remoto foi a saída para muitas empresas, que até hoje utilizam desta ferramenta para conectar seus funcionários a longas distâncias e no caso das oficinas mecânicas, a tecnologia também vem ganhando cada vez mais espaço e revolucionando os processos diários, a ponto de tornar impossível se manter firme no mercado, sem uma constante capacitação.
Deixe um comentário