No dia oito de setembro de 2022, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) celebrou 82 anos de fundação. Durante esse período, a entidade privada e sem fins lucrativos foi responsável pela elaboração de mais de nove mil Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores, o que representa um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2021. Além dos 785 documentos produzidos em mais de 24 mil páginas, que tiveram acréscimo de 55% nos últimos dois anos.
“As normas estão presente no cotidiano dos brasileiros e têm papel significativo para a economia e sociedade. Do cimento utilizado na construção ao circuito de um computador, os documentos normativos, elaborados por 237 Comitês Técnicos, sob gestão pela ABNT, fornecem a base necessária para o desenvolvimento tecnológico do País”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.
A ABNT alcançou reconhecimento internacional, ocupando espaços cada vez mais importantes na ISO e participando como protagonistas da criação da normalização global sobre ESG, que está sendo desenvolvida em parceria com Reino Unido e Canadá e das primeiras normas técnicas de métrica de desmatamento e de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndios florestais.
Deixe um comentário