Na Semana da Árvore exemplares são plantados próximo a praça do Areão

Na Semana da Árvore, que Itabira dedica à sensibilização da preservação da árvore e do meio ambiente, uma mobilização chamou a atenção de quem passou pelo bairro Areão, neste sábado (24). Cerca de 300 pessoas participaram da oficina “Jardins da minha cidade”, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), com o apoio da Vale e entidades, como a Sociedade Ambiente Vivo Itabira (SAVI).

O plantio de mil exemplares de: bougainville, alamanda, quaresmeira e ipê, faz parte das ações do Manual de Arborização Urbana, lançado para planejar a arborização da cidade. As mudas foram plantadas do entorno do Centro Universitário UniFuncesi, até o bairro Conceição de Cima, sentido Real Campestre Clube. A Semana da Árvore segue até o dia 30 de setembro, com extensa programação de cunho educativo.

“Eu plantei duas mudas, adorei a atividade, adoro planta e mexer com terra. Voltei ao meu tempo que morava na roça. É uma ação importante para deixar a cidade ainda mais bonita”, disse a líder comunitária Dadá Lacerda. O estudante de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei Itabira) e membro do Rotaract (segmento de jovens do Rotary Clube), Vinícius Cornelian, contou que valeu à pena mobilizar os amigos.

“Achei a atitude muito legal para embelezar a cidade. Acho que a comunidade tem que contribuir, participar desses projetos,” disse o universitário e integrante do grupo de serviços. “A entrada da cidade está sendo transformada, com o engajamento da comunidade, dos jovens, o que vai fazer de Itabira uma cidade mais arborizada. É um gesto de cidadania,” destacou o prefeito Marco Antônio Lage.

O gestor em exercício da SMMA, Diego Pimenta, explicou sobre os benefícios. “Vários parceiros foram convidados para dar continuidade às nossas ações de zeladoria, com o objetivo de desenvolver na comunidade o senso de pertencimento. A secretaria vem tratando as nossas praças e áreas verdes com muito carinho. A participação da comunidade é muito importante para que o trabalho não seja perdido,” diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *