O Centro Universitário Una inaugura Centro Médico Veterinário, nesta quarta-feira (21), às 10h. A clínica funcionará como uma extensão da sala de aula para os discentes do curso de Medicina Veterinária, realizando serviços com animais de pequeno porte e atendimento a tutores de baixa renda. Além disso, a ferramenta dispõe de uma estrutura moderna e de fácil acesso à população, na rua Guarda Mol Custódio, 60, Centro de Itabira. No sábado (24), haverá orientação médico veterinária sobre nutrição e prevenção, atendimento a saúde humana como aferição de pressão, atividades fisioterapêuticas e lazer para as crianças, de 9h as 13h, gratuitamente. As atividades ocorrerão no prédio do Centro Universitário. A estimativa da população canina é de 20.251 animais, e de 1.729 felinos.
No Centro Médico Veterinário, os discentes, docentes e profissionais oferecem uma série de serviços à comunidade em diversas especialidades, como cirurgias eletivas clínica geral, e diagnóstico por imagem, entre outras. O espaço conta com equipamentos modernos, proporcionando segurança e conforto nos atendimentos. A tecnologia permite, também, realizar inúmeros procedimentos, como a oxigenioterapia. “Trabalhamos, portanto, numa interface animal e ser humano. É preciso explicar para esse tutor o que está acontecendo com seu animal, caso seja preciso realizar algum procedimento de emergência, ou uma castração. Por meio do Centro, é possível oferecer serviço de qualidade e bastante efetivo para a população”, afirma o diretor da Una em Itabira, Vinícius Costa Ferreira.
Desempenhando papel essencial na formação dos futuros profissionais, a clínica veterinária possibilita aos alunos exercer a profissão com segurança e técnica, além de atender ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente. “O Centro Médico Veterinário oportuniza ao aluno colocar em prática aquilo visto na teoria em sala de aula. Trabalhamos com os modelos-bonecos nas atividades para que eles possam visualizar na prática as ações do médico veterinário”, explica. Segundo a instituição, a oportunidade de estágios no ambiente clínico, cirúrgico e diagnóstico faz toda a diferença na formação dos alunos que desejam vivenciar, na prática, a rotina e a atuação do médico veterinário. O ambiente profissional proporcionará aos alunos a oportunidade de aprofundar conhecimento, e ter contato com o dia a dia de um Centro Médico Veterinário. Durante os atendimentos, os alunos serão supervisionados por professores e especialistas.
Para a aluna do curso de medicina veterinária, Alice Guerra perceber que a Medicina Veterinária pode ser aplicada na prática no dia a dia, mesmo ainda em graduação, é o que a motiva a continuar o curso. “Fico muito feliz em saber que nós teremos em Itabira um espaço para cuidado dos animais que poderiam não ter outra chance, e poder participar disso com profissionais que estão aqui para nos ensinar é muito gratificante”, declara. Atualmente, o Centro Médico Veterinário da Una conta parceiros de diferentes setores, sendo eles da indústria farmacêutica – Zoets, Agener, Basso Pancotte, Vetor, Virbac, Drogavet, Ouro Fino; e entidades públicas, como: Prefeitura de Itabira (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Clube do Cavalo; e Indústria Alimentícia – Quatree.
Deixe um comentário