Com a retomada geral das atividades econômicas em 2022, as empresas brasileiras de variados setores estão sentindo a necessidade de um suporte técnico rápido na área de Tecnologia da Informação (TI) com o objetivo de anular os riscos da operação parar completamente. Até por conta disso, o número de chamados remotos para a realização da manutenção em equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura de operação nas corporações aumentou em 166% no 1º semestre, comparado ao mesmo período de 2021. Os dados foram coletados pela FindUP, startup especializada em suporte de TI, com base na quantidade de solicitações realizadas por 142 companhias brasileiras no período, distribuídas nos segmentos financeiro, tecnologia, varejo, alimentos, entre outros.
O estudo também revela ainda que a diferença entre o número de atendimentos remotos em TI foi 66,67% superior em relação aos chamados presenciais. “Com a volta acelerada às atividades presenciais, novos equipamentos foram instalados nos locais de trabalho, além de que os dispositivos foram mais sobrecarregados e, isso, trouxe uma maior necessidade de manutenção. Com o advento da Transformação Digital, bastante impulsionada pela pandemia, os gestores passaram a optar pelos chamados à distância pela praticidade e rapidez na solução do problema”, revela Fábio Freire, CEO da FindUP.
Responsável por 52,70% das solicitações por técnicos de TI ao longo do semestre, o setor bancário lidera com folga a demanda por esse tipo de serviço. “Ao longo destes dois anos de pandemia, novos serviços foram disponibilizados pelas instituições financeiras. Isso fez com que eles passassem a investir em soluções para diminuir as instabilidades no sistema”, comenta o empreendedor. “Nos últimos meses, só em situações excepcionais que os técnicos acabam se deslocando até o local”, complementa. O estudo da FindUP aponta ainda que a área de tecnologia foi responsável por 18,94% da quantidade total dos chamados realizados entre janeiro e junho deste ano.
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