O Campeonato Distrital de Futebol Amador, voltou a ser realizado depois de três décadas. E o título do torneio que homenageou “Carlito da Farmácia” ficou nas mãos do Aliança Esporte Clube. Jogando em casa, campo de Ipoema, a equipe venceu o Cachoeira Alta Futebol, de Senhora do Carmo por dois a zero, neste domingo (11). Os gols foram marcados no segundo tempo, pelo zagueiro Igor aos nove, aproveitando falha do goleiro Adair; e Gabriel, cobrando pênalti aos 52. O jogo terminou aos 61, com 16 minutos de acréscimo.
O arbitro Cristiano Rodrigues teve que ajustar o tempo de bola, devido à paralisações, algumas, pela cinco alterações permitidas, com uso de até sete suplentes, outras pelo prazo técnico de recuperação pelo calor de 32 graus e sol forte, mas, principalmente, a invasão em campo, que custou três jogadores expulsos: dois que estavam já no banco de reservas do Cachoeira Alta: Jackson e Branquinho, e o goleiro Gustavo do Aliança. Sem suplente para a posição, na reta final, o meia Douglas foi improvisado na meta.
A discussão entre atletas, diretoria dos times e torcedores, começou aos 42 minutos. Quando o zagueiro Igor cometeu pênalti em Tiago. Ele mesmo cobrou, e desperdiçou a chance de empatar. Em seguida, o goleiro Rodrigo do Cachoeira Alta cometeu nova penalidade, que foi convertida. Vendo o panorama mudar em alguns minutos, Gustavo teria usado palavras de baixo calão, justificativa dada pela expulsão do atleta. Com a vitória por dois a zero, Gustavo além do título, comemorou ter sido eleito o melhor goleiro em campo.
Troféus e medalhas foram distribuídas aos finalistas, além do título de artilharia à Riquinho do Cachoeira Alta, que mesmo em branco na final, deixou quatro gols marcados ao longo do Campeonato Distrital. “Agradecer a confiança em mim, porque no primeiro jogo contra esse time lá em Senhora do Carmo, eu havia falhado. Conhecemos cada atalho deste campo, procuramos nos antecipar porque jogamos aqui desde pequenos”, disse Igor. Na primeira fase, o Cachoeira Alta jogando em casa, venceu o Aliança por quatro a dois.
“Estamos tentando resgatar o futebol amador aqui, e tivemos um jogo incrível. Parabenizamos também o Salgado e o Ipoema, que participaram”, disse Artur Matias, administrador do distrito. “Fico muito feliz em ver o campo cheio, com crianças, mulheres e a família. Vamos crescer em qualidade e dizer que não estamos celebrando só o futebol, mas também as comunidades envolvidas nessa retomada”, comemorou Natália Lacerda, gestora da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ).
Por compromissos pessoais, o presidente da Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), Ricardo de Freitas, não esteve presente, e foi representando pelo secretário-geral da entidade esportiva, Silvio Andrade. “Um esforço em que todos se dedicaram, para ter esse pioneiro retorno do Campeonato Distrital. A ideia foi do prefeito Marco Antônio Lage, que fez a cobrança e estamos aqui entregando a competição. Vamos nos organizar, melhorar ainda mais a infraestrutura para ano que vem e com número maior de equipes”, disse o dirigente da Lifa.
Fotos: Tonny Moraes/Lifa e Felipe Augusto/PMI
Deixe um comentário