A Prefeitura de Itabira lamentou a morte do ex-prefeito Wilson do Carmo Soares, de 96 anos. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), e faleceu nessa segunda-feira (29). Ele tratava pneumonia e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a internação.
Wilson Soares era pai de nove filhos, dois já falecidos. O velório do ex-prefeito será de 12h30 às 16h30, no Velório Municipal do Cemitério da Paz, com sepultamento logo em seguida, no mesmo local. O prefeito Marco Antônio Lage decretou luto oficial de três dias, em razão do falecimento.
Wilson Soares também foi vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e do Sindicato Metabase de Itabira. O político teve o mandato de prefeito marcado por uma interrupção, em 1964, pela ditadura militar. Foi preso, e lutou para retomar a Prefeitura de Itabira, cargo onde permaneceu até 1967.
Sindicato Metabase
O Sindicato Metabase de Itabira e Região, se manifestou com pesar sobre o falecimento de Wilson do Carmo Soares, que além de prefeito de Itabira, foi presidente de nossa instituição nos mandatos de 1958 à 1960, 1960 à 1962 e 1064 à 1966. Em 2014, ele foi homenageado com moção de aplausos pelo então vereador, Paulo Soares, também ex-presidente.
“Um guerreiro nato, de batalhas, apesar de perseguido e preso no período militar, não deixou de seguir suas convicções em lutar pelos trabalhadores,” destacou André Viana Madeira, atual presidente do Sindicato Metabase e membro do Conselho de Administração da Vale O presidente declarou luto oficial na instituição por um dia.
Câmara de Itabira
A Câmara Municipal também se manifestou sobre o falecimento do ex-vereador, nos anos de 77, 78, 79 e 84. Em 2018, durante sessão solene de entrega de honrarias da Câmara Municipal, recebeu o Título de Cidadania Honorária Itabirana. “Sua partida deixa um enorme legado de luta, perseverança e determinação. O Legislativo itabirano presta solidariedade aos amigos e familiares do senhor Wilson Soares nesse momento de grande dor,” cita em nota.
Deixe um comentário