O programa Itabira Delas realizou nesta quarta-feira (24) sua aula inaugural para 50 mulheres matriculadas no curso de Assistente Administrativo. Custeado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a iniciativa visa capacitar 150 mulheres em situação de vulnerabilidade social com apoio educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) até dezembro.
Além do curso de Assistente Administrativo, ainda há vagas para “Camareira em meios de hospedagem” e “Boas práticas na manipulação de alimentos”. A aluna, Thainarah Duarte acredita que o programa é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Normalmente, a gente fica dentro de casa, cuidando da casa, do filho, do marido, que muitas das vezes não incentiva a gente a trabalhar. O curso tem aberto portas para um novo começo, um novo futuro”, destacou a aluna.
A aula inaugural foi ministrada pela empreendedora Edmara Aparecida Silva, especialista em cosmetologia, que trouxe um depoimento marcante sobre a trajetória no mercado de trabalho após incentivo. “Eu iniciei o meu trabalho também através de um projeto social. Tive formação básica, graduação e montei o meu negócio. Em 2018, eu transformei o meu salão convencional em um salão especialista em cabelos naturais”, reforçou a empreendedora.
O programa Itabira Delas, previsto no Plano de Metas da Prefeitura, oferece 150 vagas para serem preenchidas por ano, para mulheres atendidas pelos serviços da Assistência Social. Os cursos de formação profissional foram escolhidos pela necessidade das mulheres de se qualificarem e gerarem renda, como um fator emancipador. Para participar, basta fazer a matrícula no Senac, no edifício Praça Sete, praça Acrísio Alvarenga, 7, de 9h as 20h.
Deixe um comentário