Ministério Público do Trabalho discute empregabilidade para LGBTQIA+:

O Ministério Público do Trabalho (MPT), promove, nesta sexta-feira (26), o Encontro Anual Empregabilidade LGBTQIA+ para discutir o tema da inclusão deste grupo no mercado de trabalho. Realizado na modalidade virtual, o evento será transmitido pelo canal do YouTube da instituição e composto por palestras, com destaque para a drag queen, artista, professor e youtuber Rita Von Hunty, que abordará as “Microagressões cotidianas” vivenciadas pelas pessoas LGBTQIA.

Gerente do projeto, ele explica que a iniciativa traduz o compromisso institucional de combate a discriminação, além de atender ao princípio da isonomia e da dignidade da pessoa humana. “Camadas sociais historicamente excluídas do acesso ao mercado tradicional de trabalho, à qualificação e à independência merecem peculiar atenção dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada, principalmente para gerar oportunidades profissionais, incentivar a representatividade e a diversidade nas empresas, bem como buscar alternativas para uma legítima ascensão social”, explica o procurador.

A palestra de Rita Von Hunty aborda como essa exclusão histórica se realiza também por meio do discurso, mostrando formas de desconstruí-lo. “O tema das microagressões tem ganhado importância para debates sociais. Neste encontro, viso discutir quais processos históricos tornam grupos mais sujeitos à violência sistêmica e como tal violência aparece, por exemplo, no discurso e, a partir de trabalhos da psicologia social, traçar estratégias para identificar e desmontar falas microagressivas”, explica a artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *