Pesquisa revela que falta de incentivo prejudica desenvolvimento de talentos infantis

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Um estudo feito pelo Banco Mundial revelou que o Brasil está desperdiçando talentos infantis. De acordo com a pesquisa, divulgada em julho deste ano e intitulada Relatório de Capital Humano Brasileiro: investindo nas pessoas, uma criança brasileira nascida em 2019 deve completar 18 anos alcançando apenas 60% do seu capital humano potencial, que reúne as habilidades acumuladas ao longo da vida. Ou seja, em média, 40% de todo o talento do país é ignorado.

A instituição diz que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil poderia ser 2,5 vezes maior, com porcentagem de 158%, se as crianças brasileiras tivessem incentivo na formação de habilidades. Ela estima ainda que, entre os mais vulneráveis, o desperdício de talentos era de 55% antes da pandemia, o que mostra crescimento da situação no cenário pandêmico. Razões como a crise sanitária, economia e foco em outros assuntos contribuíram com o processo.

A pesquisa, é parte do Human Capital Project, projeto lançado em 2018 pela instituição como forma de conscientizar o governo sobre a importância de estimular talentos e dar assistência a todas as faixas etárias, sem distinção de classe social. “Estamos vendo como uma crise que se arrasta. O Brasil é um país importante no globo, que estava em desenvolvimento avançado e retroagiu muito”, resumiu o historiador Thiago Modenesi, professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *