Valério vence fora de casa e se reabilita no Campeonato Mineiro

Fotos: Renato Martinho/Rádio Itabira

O Valeriodoce Esporte Clube (VEC) enfrentou no Vale do Jequitinhonha o Juventus, e se recuperou da derrota na rodada anterior para o North em Montes Claros. O primeiro tempo foi movimentado com quatro gols e alternância no placar. O time da casa saiu na frente. Pedro Henrique concluiu cruzamento da esquerda, aproveitando erro de saída do goleiro Wesley Mafuá. A oportunidade surgiu de falha na saída de bola.

Valério jogou de branco

O goleiro do Dragão se recuperou ao evitar o segundo gol, em cabeceio de Artur. Nestor testou o goleiro Michael do Juventus, aos 17, e em seguida, Gabriel Porquinho arriscou à distância e quase surpreendeu o mandante. O comandante de ataque se tornou protagonista do primeiro tempo. Ele empatou no minuto seguinte, depois de indecisão da defesa, e antecipação ao goleiro Michel.

O VEC melhorou a troca de passes e buscou a virada, novamente com Gabriel Porquinho. O centro-avante do VEC aproveitou assistência do volante Marinho, e de cabeça, comemorou a retomada do placar. O gol fez bem ao VEC, que começou a dominar as ações e usar a velocidade. Porém, em outra falha individual, o atacante Artur empatou, aos 36, frente a frente com o arqueiro do time de Itabira.

O Juventus que perdeu o centro-avante Gabriel Soares, lesionado ainda no primeiro tempo, veio com outra postura na etapa final. O time que vinha de duas derrotas, uma fora e outra em casa, no estádio Pedro Anízio Maia “Pequizão,” buscava a reabilitação. Sem mudanças para o tempo final, Tiago Miguel Cardoso, exigiu que o time buscasse gols, de acordo com o volume de jogo apresentado pela equipe itabirana.

Segundo Tempo

Na etapa final, as equipes se respeitavam em campo. O goleiro Mafuá continuava sendo testado, com jogadas aéreas e bola no travessão. Até que, Emmanuel forçou jogava ofensiva pela esquerda, invadiu a área, e quando já estava em direção a linha de fundo, Marinho cometeu pênalti aos 11 minutos. Artur assumiu a cobrança, deslocou o goleiro do VEC, e voltou a colocar à frente o Juventus no placar: três a dois.

O técnico “Mister” mexeu no time, promovendo Leandrinho no lugar de Breno Zidane que foi peça figurativa na partida. Nestor que vinha sendo usado como lateral esquerdo, passou a jogar como armador contra o Juventus, e criava as principais ações ofensivas. Em uma delas, com Bruno Ghiraldi, criou boa chance no segundo tempo, aos 18 minutos, que o itabirano Júlio Precata, outra novidade no time, concluiu para fora.

Com o uso da “catimba” o time da casa tentava preservar o placar. O atacante Kauan foi alternativa para reação do VEC, no lugar de Bruno Ghiraldi. Leandrinho se apresentava bem, criando mais volume ofensivo. Júlio Precata se apresentava com velocidade, como fator surpresa no ataque e teve outras chances para empatar. O time de Minas Novas se preparava para usar os contra-ataques.

Nestor continuava comandando o meio campo, até que aos 29 minutos, ele serviu os atacantes, o goleiro Michel rebateu, e a média distância, Carlinhos fintou o adversário e empatou, três a três. Apesar do jogo trucado, o VEC persistia em busca da vitória. Em falta, cometida por Elivelton, Nicolas exigiu grande defesa de Wesley Mafuá. O goleiro adversário também resistia, em defesas eficientes nas jogadas de cruzamentos na área, feitas por Júlio Precata.

Contundido o lateral Carlinhos, foi substituído aos 39, pelo zagueiro Guilherme. Foram sete minutos de acrescimentos. O Valério fez o gol da vitoria fora de casa, aos 48 minutos. A pressão fez efeito em cruzamento, conclusão de Elivelton com a bola na trave, e gol contra de João Vitor. Domingo (28) o VEC recebe o Boston City, 10h30 no Israel Pinheiro. O estádio deve ser liberado para receber 1930 torcedores.

VEC
Wesley Mafuá; Júlio Precata, Elivelton, Bruno Tofanelli, e Carlinhos (Guilherme); Marinho, Bruno Ghiraldi (Kauan), Nestor e Luan; Gabriel Porquinho e Breno Zidane (Leandrinho). Técnico Tiago Miguel Cardoso “Mister”.

Foto: Assessoria do VEC

Arbitragem
Sidney Peterson Costa
Emílio Junior Santos
Érica Mara Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *