Policiais Civis lotados na área do 12° Departamento de Polícia Civil participaram quinta-feira (18), de Curso de Gestão oferecido pela empresa Vale, em Itabira. Os palestrantes Marcelo Takahashi e Edgar Rodrigues discorreram sobre a “Gestão Lean,” filosofia oriunda no Sistema Toyota cuja premissa é focar na redução de desperdícios de tempo, recursos, atividade e mão de obra, visando potencializar os resultados e melhor aproveitar a capacidade humano.
Atualmente, a Gestão Lean é obrigatória na empresa Vale, sendo definida pelo sistema: VPS (Vale Production System). Segundo o palestrante Marcelo Takahashi, que desenvolveu este modelo de gestão quando era funcionário da Toyota, atualmente contratado pela Vale como líder do Sistema de Gestão e Melhoria Contínua, o Gestão Lean incrementa o resultado da empresa, aproveitando da melhor maneira possível o material humano à disposição.
Seguiu afirmando que é perfeitamente aplicável a órgãos públicos, os quais vivenciam uma carência em seus quadros funcionais, com o objetivo de qualificar as atividades e melhor atender à sociedade. É adotado, inclusive e com muito sucesso, pelo governo da cidade de Nova York (EUA) e em alguns Hospitais de São Paulo(SP) da Rede São Camilo e emergência do Sírio-Libanês.
O Delegado Regional de Itabira Helton Cota Lopes destacou os benefícios que este modelo de gestão traria para a Polícia Civil de Minas Gerais, e manifestou interesse em disponibilizar a Unidade Policial local para eventual projeto piloto. Roberto Monteiro, Gerente Geral de Segurança Patrimonial, observou as melhorias obtidas pela empresa Vale após a implementação do modo de gestão, destacando mais uma vez a parceira entre a empresa e os órgãos de segurança.
Após a palestra, os Policiais Civis conheceram algumas minas da empresa localizadas no município, e parte do processo de produção. Participaram da atividade nove servidores, delegados: Helton Cota Lopes (Regional), Paulo Henrique Moreira Campos, Renato Zanco de Oliveira, e Vitor Amaro Beduschi Beloti; Eloísio Duarte Gomes (Escrivão Chefe), Pedro Irineu Espínula Santos (Sub-Inspetor), Clarissa Anício Duarte Rodrigues (Investigadora), Warley Soares, (Santa Bárbara), e Sevanir Silva Couto (Barão de Cocais).
Deixe um comentário